top of page

Uso da Tecnologia para Produzir Arte

  • Foto do escritor: Samir
    Samir
  • 2 de set. de 2021
  • 2 min de leitura


Tentar estabelecer um limite do que pode ser compreendido como arte, se é que é possível, é uma dura tarefa que exige responsabilidade e bom senso. Nos dias de hoje, esse desafio se revela à medida em que nos vemos diante de novas possibilidades de produção artística, cada vez mais versáteis e interativas.


As novas formas de pensar a arte integram outras áreas e alargam cada vez mais essa fronteira do olhar artístico. O uso da tecnologia na produção artística, pode ser um caminho de possibilidades para que o artista construa uma ponte entre o que se pretende provocar e o que o público sente ou percebe.


Quando pensamos em arte, não é raro termos como referências grandes pintores ou produções clássicas que muitas vezes delimitam nosso entendimento do que são as produções artísticas dentro da arte produzida no dias de hoje (Arte Contemporânea). Quadros como Mona Lisa, de Leonardo Da Vinci ou A Moça com Brinco de Pérola, de Johannes Vermeer, seriam facilmente lembrados se perguntássemos ao público de variadas idades sobre obras de arte.



Em contrapartida, a chamada Arte Contemporânea, mais conceitual e diversificada no que diz respeito à forma de produção, mostra que podemos ir muito além da utilização desse ou daquele material, formato ou técnica. Pode ser o convite a um mergulho mais fundo que provoca a sensibilidade ao máximo do espectador.


O desenvolvimento tecnológico permite que atualmente os artistas se utilizem de novas ferramentas para produzir arte de uma forma inovadora. Equipamentos multimídia, códigos de programação e objetos eletrônicos são algumas das novas “telas” onde os artistas podem demonstrarem suas ideias.


O desenvolvimento tecnológico, em especial os computadores, permitiu o surgimento de criações artísticas que antes não eram possíveis. Instalações artísticas, que unem as imagens e sons, são apenas um exemplo de como a arte pôde libertar-se dos suportes tradicionais (quadros e esculturas) e manifesta-se de maneiras inovadoras e surpreendentes.



Ao apropriar-se das novas ferramentas tecnológicas a arte também conseguiu sair dos museus para ganhar as ruas. Aparelhos, cada vez menores e mais baratos, permitem que o artista exponha suas criações em locais abertos e inusitados. Uma fachada de um prédio pode se transformar em uma tela multimídia para a criatividade.


E não é somente no apoio à criação e divulgação da arte que a tecnologia pode ser útil. Alguns teóricos afirmam que em breve, computadores produzirão canções, textos literários, quadros e esculturas tão elogiados quanto as disputadas obras primas atuais.



Exposição "Van Gogh, Starry Night" em Paris


Gostou desse conteúdo? Já visitou alguma exposição onde os artistas utilizaram de recursos tecnológicos para a produção de sua arte?

Deixe o seu comentário e até mais!





 
 
 

Comentários


bottom of page