top of page

15 Trabalhos Artísticos de Intervenção Urbana de Deixar o Queixo Cair

  • Foto do escritor: Samir
    Samir
  • 29 de mar. de 2021
  • 5 min de leitura

Atualizado: 31 de mar. de 2021


Intervenções Urbanas são manifestações artísticas, realizadas geralmente em grandes cidades e tem como objetivo, inserir uma ação ou objeto nas ruas de forma impactante convidando o espectador a refletir sobre. Caso queira conhecer mais Intervenção Urbana [Clique Aqui!]



1º Curativos Urbano




Quem mora em grandes cidades, infelizmente, se depara diariamente com muitos buracos pelas ruas. Diante dessa situação, o coletivo Curativos Urbanos criou uma intervenção urbana simples e que traz muita reflexão.

Eles colocam adesivos em formato de band-aid sobre os buracos, fazendo uma espécie de curativo nas cidades. As cores e o coração passam uma mensagem de carinho para as ruas, se destacando em meio ao cinza das calçadas.


Além de chamar a atenção para o problema, a intervenção urbana acaba ajudando as pessoas a não se machucarem durante seus trajetos. O grupo Curativos Urbanos foi criado por arquitetos e já realizou intervenções em várias cidades do Brasil e também na Itália.




2º Coletivo Muda



Se você já andou pelas ruas do Rio de Janeiro, deve ter se deparado com azulejos coloridos se destacando em alguma parede cinza. Isso trata-se de uma intervenção urbana do Coletivo Muda, formado pelos designers João Tolentino e Bruna Vieira e os arquitetos Diego Uribbe, Duke Capellão e Rodrigo Kalache. A partir de azulejos e ladrilhos hidráulicos eles dão uma nova cara à muros e paredes em espaços degradados da cidade.




3º In-globalized



Essa obra impactante pertence ao artista italiano Fra. Biancoshock. Criada em 2013 em Praga, na República Tcheca, essa intervenção urbana representa um morador de rua aparentemente esmagado por um prédio. Fra. Biancoshock já produziu mais de 550 projetos de intervenção urbana em cidades da Europa e da Ásia. A maioria dura pouco tempo na paisagem, mas são eternizadas através de fotos e vídeos.




4º E se Você Parar Para Olhar?



Essa intervenção urbana foi criada pelos artistas Nuria Espina, Xavi Pujol, Gema Marc e Carlos Pesquera, no Chile como iniciativa do Conselho Regional Metropolitano. Em um prédio alto, colocaram 20 silhuetas feitas de arame e recobertas por um tecido translúcido. Dentro delas, há um foco de luz. A ideia é fazer as pessoas pararem para observar a intervenção urbana e mudarem seu ponto de vista em meio a uma rotina tão corrida.




5º Soma




Na intervenção artística urbana “Soma”, o artista Aakash Nihalani traz um reflexão bem interessante sobre os elementos e ambientes que encontramos nas ruas. Nessa intervenção urbana artística, ele colou fitas em formato 3D representando sinais de soma, subtração, multiplicação e divisão entre objetos característicos urbanos.




6º Desenho nas Paredes




O artista plástico Oakoak usa pequenas marcas nas paredes, no chão e em outros locais das cidades para criar desenhos divertidos. Além disso, o artista também faz intervenção artística urbana em objetos do cotidiano, como placas.





7º Arte no Chão




O artista argentino Tec é conhecido pelos seus projetos de intervenção urbana que modificam as ruas de várias cidades do mundo. É como se ele usasse o asfalto como tela. Essa forma de intervenção artística urbana foi criada por ele devido à dificuldade de achar paredes livres em grandes metrópoles. É possível conferir alguns exemplos de intervenção urbana de Tec nas ruas de São Paulo.




8º Somos Todos Caveira




Se você já andou pelas ruas da cidade de São Paulo, provavelmente se deparou com essa intervenção artística bem inusitada. Ela faz parte do projeto de arte urbana “Somos Todos Caveira”, criado por Leandro Dário. Conversando com algumas galerias, Leandro percebeu que era importante deixar seu trabalho acessível ao grande público. Foi aí que ele decidiu criar essa intervenção urbana que começou em São Paulo, já chegou em outras cidades do país e pode ser vista até mesmo no México.




9º Pinturas nas Ruas





Esse é um dos exemplos de intervenção urbana que trazem um debate político à tona. O artista Peter Gibson, conhecido como Roadsworth, cria desenhos nas ruas para questionar a cultura de automóveis e a falta de investimentos em ciclovias no Canadá. Em 2004, ele chegou a ser detido porque consideraram sua intervenção urbana um atentado contra os espaços públicos de Montreal. Seus projetos de intervenção urbana também buscam conscientizar as pessoas de que as ruas não são simples espaços de locomoção, e sim caminhos que têm muito mais a oferecer.




10º Painéis Hiper-realistas





Quando falamos de intervenção artística urbana, um dos nomes mais conhecidos é o artista francês Patrick Commecy. Dono do estúdio A.FRESCO, ele acredita que suas obras melhoram a qualidade de vida das pessoas, mostram a identidade das cidades e são divertidas e educativas. Em seus projetos de intervenção urbana ele pinta janelas com cenas do cotidiano, trazendo profundidade e beleza para prédios.




11º Mulheres Emergindo da Água





Nesse projeto de intervenção urbana, o surfista havaiano Sean Yoro deixa margens de lagos, rios e oceanos mais belos. Ele pinta desenhos hiper-realistas de mulheres emergindo das águas, deixando áreas abandonadas com uma paisagem linda. Além de ser um dos exemplos de intervenção urbana mais inusitados, esse trabalho se destaca pelo nível de dificuldade, afinal não deve ser nada fácil se equilibrar na prancha e pintar ao mesmo tempo.




12º Piscina de Bolinha na Praça da Alfândega




Esse é um dos exemplos de intervenção urbana mais simples e lúdicos da nossa lista. Trata-se de uma piscina de bolinhas criada em uma fonte antiga da cidade de Porto Alegre. O projeto, idealizado pelo artista Sandro Ka, teve como objetivo ocupar o espaço público de forma criativa. Além disso, essa intervenção urbana traz uma reflexão sobre o abandono dos monumentos públicos e a revitalização dos espaços da cidade.





13º Jardineiro de Buracos (The Pothole Gardene)



Jardineiro de buracos tem sido a proposta do londrino Steve Wheen, ciclista e cansado dos buracos nas ruas, ele começou a usar as imperfeições das calçadas e ruas de Londres, como base para os seus minijardins. Para Steve seus jardins são uma maneira de transformar algo muito ruim, como um buraco, em algo um pouco mais feliz que leva as pessoas a sorrir mas também a questionar o ambiente em que vivem e como elas podem mudá-lo.





14º Intervenção com Chinelos




A intervenção com chinelos do artista holandês Florentijn Hofman, montado no Parque Mário Covas em São Paulo, com a ajuda de alunos de arte locais, ele cobriu a base inflável de quase 14 metros com cerca de 10 mil chinelos. A obra foi criada como parte do Pixel Show São Paulo 2010 onde o artista deu a palestra "Tamanho Importa".



15º Art Eggcident



A instalação “Art Eggcident” do artista holandês Henk Hofstra famoso por monumentais intervenções urbanas, demonstra nesse trabalho como seria se Deus jogasse ovos gigantes em nós. Os oito ovos grandes com o lado ensolarado para cima medem quase 30 metros de diâmetro. A instalação aconteceu em Leeuwarden, uma cidade no norte da Holanda.


Gostou da matéria? Deixe um comentário.

Qual desses trabalhos mais chamou a sua atenção? Por quê?



Comentários


bottom of page