top of page

Arte Urbana, Saiba como Identificar.

  • Foto do escritor: Samir
    Samir
  • 5 de mar. de 2021
  • 3 min de leitura

Atualizado: 25 de mar. de 2021


Conjunto de hieróglifos da tumba do faraó Ramsés VI.


O homem modifica seu entorno desde a Pré-História, a arte rupestre já se mostrava como um registro dos modos de vida daquela época, registrando crenças e hábitos da sociedade primitiva. A prática de modificar o seu meio acompanhou a humanidade durante a Idade Antiga com os murais religiosos egípcios, as paisagens gregas. Os romanos tinham o habito de escrever nas paredes das casas ou nas ruas, eles chamavam essa prática de Graffiti que significa "marca ou inscrição feita por raspagem ou arranhão em uma parede".


Cornbread



Na segunda metade do século XX, com o desenvolvimento da tinta spray a pintura voltou a aparecer nos muros das cidades contemporâneas. O inicio foi discreto, as primeiras manifestações estavam associadas à popularização do Rock’n Roll na Inglaterra e ao movimento Hippie. Nos Estados Unidos, o grafite contemporâneo começou a ser praticado pela dupla Cornbread e Cool Earl Stan durante a década de 70.






Grafite nos trens e metrôs.


Na mesma época, em Nova York, gangs e grafiteiros começaram encher a cidade com, escritas desenhos coloridos. Eles bombardeavam os trens do metrô, de modo que a sua arte viajava pela cidade. Essa forma inicial se inspirava na cultura popular e nos desenhos animados, ao mesmo tempo criando uma cultura social e estética única, com imagens efêmeras e ilegais.


Rapidamente o grafite americano foi incorporado ao movimento Hip Hop e se tornou uma de suas linguagens mais atuantes, junto com o Break e o Rap. O Grafite Contemporâneo, considerado em alguns momentos como uma arte marginal, tem sido comparado às Pinturas Murais de várias épocas e às escritas pré-históricas. Na década de 80 os grafiteiros foram chamados de “vândalos”, mas aos poucos as galerias começava apreciar essa arte e muitos de seus expoentes deixaram de expor nas ruas e entraram nas galerias de arte. Artistas como Keith Haring e Jean-Michel Basquiat tiveram um papel importante no processo de intercambio entre as ruas e as galerias de arte, consolidando o grafite como uma linguagem contemporânea de arte aceita no meio popular e no meio acadêmico.






Jean-Michel Basquiat.


Atualmente a Arte Urbana se expandiu além dos limites traçados pelo grafite americano da década de 70, ampliando sua atuação também para o plano tridimensional e para as interações com o meio através das intervenções urbanas. Nelas o artista insere uma escultura ou altera algo na paisagem urbana criando uma nova interpretação para um ambiente ou algo que existia nele. Um dos principais objetivos da Arte Urbana atual é aproximar o público da arte, preenchendo o caos da cidade com imagens que muitas vezes são reflexivas e questionadoras. A Arte Urbana se insere no cotidiano das pessoas e busca criar questões sobre a vida delas. Grafiteiros como Banksy criam questionamentos conectados com a contemporaneidade e que debatam sobre os valores sociais, sobre o dinheiro e sobre a violência no mundo atual.


Grafite de Banksy


Cada artista atual desenvolve suas questões usando suas referências e buscando sua particularidades. Muitos usam apenas letras para suas composições, enquanto outros podem usar imagens hiper-realistas, essa heterogeneidade é uma das marcas da arte urbana atual. Geralmente os artistas que praticam Arte Urbana não são pagos para pintar suas obras e nem as vendem. Muitos defendem que a Arte Urbana deve ser livre e gratuita. No debate sobre a preservação, muitos acreditam que ela deve existir de forma efêmera e não preservada em museus. Para a maioria dos grafiteiros a arte deve estar inserida na vida das pessoas e mudar com elas.



Tipos de Arte Urbana



Grafite

Sem dúvidas, a manifestação mais popular da arte de rua é o grafite. São desenhos estilizados geralmente feitos com sprays nas paredes de edifícios, túneis, ruas. A arte, no entanto, se expandiu e atualmente existem diversas técnicas como os trabalhos feitos em 3D, que chama bastante atenção;



Apresentações

As apresentações são realizadas individualmente ou em grupo. Elas são realizadas nas ruas e podem ser de caráter teatral, musical ou circense, a exemplo dos malabaristas e palhaços, que ficam nos semáforos;


Instalações


Instalação é qualquer tipo de objeto ou material distinto usado com o objetivo de provocar uma mudança no cenário já existente.



Estêncil

Estêncil é uma arte bastante similar ao grafite, esse tipo de técnica usa o papel recortado como molde e o spray para fixar as ilustrações e desenhos;



Cartazes

Cartaz é um tipo de intervenção urbana bastante comum e são fixados na cidade;



Autocolantes e Colagem

É também chamada de “sticker art” (arte em adesivo), esse tipo de arte utiliza a aplicação de adesivos;



Poemas

Qualquer tipo de manifestação literária que surge no ambiente urbano, seja nos bancos, paredes, postes, ônibus, etc.


Estátuas Vivas

As estátuas são um exemplo de Arte Urbana bastante inusitado. Normalmente, os artistas se apresentam pintados e caracterizados. Bastante encontradas nas grandes cidades como forma de entretenimento turístico, as estátuas vivas fazem um importante trabalho com o corpo.




Comentários


bottom of page