5 Exemplos de Arte Digital Interativa para te inspirar a ser um Artista Digital
- Samir

- 15 de set. de 2021
- 2 min de leitura
Atualizado: 17 de set. de 2021

O que é Arte Digital
A Arte Digital é uma manifestação artística que se utiliza de sistemas computacionais para criar obras multimídia que de forma tradicional não seriam possíveis. Trata-se de um processo de desenvolvimento artístico que tem na tecnologia a principal forma de linguagem criativa. Usando computadores, internet e dispositivos inteligentes cada vez menores, artistas têm revolucionado a forma como as pessoas interagem com as suas criações.
Este movimento vem ganhando força pelo mundo. Artistas e designers têm criado peças de arte maravilhosas que são experiências únicas. Algumas estão expostas em museus e galerias de arte. Outras são instalações urbanas gigantescas que permitem às pessoas interagirem e terem contato direto com a obra. No Brasil, o Festival Internacional de Linguagem Eletrônica – FILE é uma das mais importantes exposições do gênero.
Abaixo segue alguns exemplos do uso da tecnologia como forma de arte, aproveitando convido para acessar os vídeos para uma melhore experiência visual. Trata-se de uma modalidade especial chamada Instalação Interativa.
Blooming

O Blooming é uma instalação interativa feita com papéis recortados em formato de flores que se abrem a quem vier apreciá-las. A obra é constituída de um sensor de presença que sinaliza ao sistema computacional, feito com Arduino, que há pessoas em frente à tela. Neste momento, os motores são acionados para movimentar as pétalas. Quando o visitante vai embora as flores se fecham novamente.
Acesse o vídeo abaixo:
Piano Staircase

A escadaria que toca como um piano é uma das instalação urbana mais conhecidas. Com mais de 23 milhões de visualizações no Youtube, a obra criada pela agência DDB Stockholm para a Volkswagen espera mostrar como a diversão pode mudar o comportamento das pessoas para melhor.
Megalovania: By 450kV Tesla Coil & Robot Orchestra

Muitos dispositivos eletrônicos emitem som quando são acionados. Baseado neste princípio, podemos utilizá-los como “instrumentos musicais” para criar uma verdadeira música eletrônica. Neste cover de Megalovania, tema do jogo Undertale, todos os sons são produzidos unicamente desta forma. Não há alto-falantes nem pós-produção de vídeo. Um Arduino atua como interpretador MIDI e comanda os diversos componentes.
Into the Wind

Não podemos ver o vento, mas podemos senti-lo. Esta obra do artista Witaya Junma materializa o efeito do vento quando o público interage com ela soprando em uma pequena caixa.
Cubled

Um cubo de 5 metros de largura com 27 esferas luminosas piscando ao som da música. Um DJ comandando o show. Em Cubled, as notas MIDI são geradas por um sequenciador e convertidas por um Arduino Uno em sinais elétricos que comandam as luzes em um espetáculo luminoso.




Comentários