top of page

Arte Romana Sem Identidade Própria?

  • Foto do escritor: Samir
    Samir
  • 25 de fev. de 2021
  • 2 min de leitura

Os romanos eram uma sociedade agregadora de culturas. As suas origens vieram de dois povos que formaram o território inicial de Roma: os gregos, com seus ideais de beleza e harmonia, e os etruscos, que tinham uma arte popular voltada para a vida cotidiana.

A pintura romana apresentava uma aproximação muito grande com a pintura grega, como se ela fosse de certa forma uma continuação da cultura grega na pintura.



Pintura Romana Feita em Quatro Estilos Distintos


Primeiro Estilo (séc. II a.C.): Com esse tipo de pintura, os romanos tentavam através do uso do gesso pintado imitar o mármore. Alguns pintores ainda perceberam que o gesso não era necessário e passaram a fazer pinturas que imitavam a textura do mármore apenas com o uso de tintas.


Segundo Estilo (80 a.C. – 20 a.C.): O segundo estilo se refere à pintura que simula janelas, parapeitos, colunas e outros elementos arquitetônicos associados a elementos não arquitetônicos, como cenas de paisagens, animais e pessoas em tamanho real. Esse estilo tentava criar a ilusão de que havia um espaço aberto no mural.


• Terceiro Estilo (20 a.C. – 60 d.C.): Esse estilo entra em oposição ao anterior, abandonando a representação fiel da natureza, dando mais atenção a detalhes decorativos e representações bidimensionais.


• Quarto Estilo (60 d.C. – 79 d.C.): O quarto estilo se apresenta como uma mistura do segundo e do terceiro estilo.



Arquitetura Romana


A arquitetura romana herdou muitas características do povo etrusco e sua influência é indiscutível quando analisamos os edifícios romanos.


No campo prático, o uso do arco e da abóbada foi o traço etrusco que mais contribuiu para o desenvolvimento da arquitetura romana.


Arco Romano


Abóbada Romana



Anfiteatros: eram compostos de uma arena elíptica circundada por uma estrutura batizada de auditório (filamentos de arcos sobrepostos que permitia a composição de uma arquibancada alta e de fácil acesso ao redor da arena). A arquitetura do anfiteatro possibilitava a visualização do espetáculo de qualquer ângulo.


Coliseu (anfiteatro)




Aqueduto: era utilizado para levar a água de uma localidade à outra.


Aqueduto Romano



Escultura Romana: era muito parecida com a grega, mas diferentemente dos gregos, a arte não era a representação de uma beleza ideal ou harmoniosa, para os romanos a arte deveria seguir uma função dentro da sociedade. No caso da escultura, sua função era representar fielmente a natureza do retratado.




Monumentos públicos: Arcos do Triunfo e Colunas Triunfais. O arco triunfal é um dos mais influentes tipos de construção associado à Roma Antiga. Ele monumento construído para comemorar vitórias de generais e importantes eventos públicos, como a fundação de novas colônias, a construção de uma estrada ou ponte, a morte de um membro da família imperial ou a ascensão de um novo imperador.


Arco do Triunfo



Teatro Romano: era um desdobramento do teatro grego, atrelado às políticas de Pão e Circo. Construção típica do Império Romano, generalizada por todas as províncias do império, e que tinha a finalidade de servir à interpretação de peças teatrais do período clássico.

Teatro Romano


Comentários


bottom of page