Entenda O Que É Arte ??
- Samir

- 17 de fev. de 2021
- 5 min de leitura
Atualizado: 17 de mar. de 2021
A Arte é a primeira forma de comunicação do homem e isso aconteceu na Pré-História, ela surgiu antes de qualquer idioma ou escrita.

Animais pintados na Gruta de Lascaux (sudoeste da França), um dos sítios
de arte rupestre mais famosos do mundo.
A palavra Arte vendo do latim "Ars" que por sua vez corresponde ao termo grego "Tékne". Ambas as definições podem ser traduzidas como as técnicas, os meios para se criar, fabricar ou produzir algo.
Em poucas palavras a Arte é uma forma de comunicação humana indireta, conectada a estética, a fruição (prazer) e apenas o homem tem o privilégio e a capacidade de se comunicar através dela.
Sobre a estética na Arte, ela não está totalmente conectado com aquilo que a sociedade considera belo, muitas vezes o artista desconstrói um conceito existente a respeito do que é a beleza.
A fruição da obra de arte está ligada a capacidade de ver um trabalho artístico e pensar algo sobre ele, o artista tem como objetivo comunicar algo através da apreciação, independente se esse algo lhe desperta sensações boas ou ruins, muitos artistas buscam chocar o espectador outros preferem o encantamento.
A Arte é uma linguagem que sofre modificações constantes, ela é um reflete uma época, um período. Sua interpretação depende do contexto histórico e social no qual ela está inserida, não havendo uma definição única para explica-la. Existem três teorias mais comuns sobre a Arte:
Arte como Imitação - é uma das teorias mais antigas teorias da arte. A obra de arte são produções humanas que imitam a natureza ou a ação do homem. O artista é capaz de recriar o mundo através de suas habilidades. Essa teoria surgiu na Grécia.

Jacques Louis David - A morte de Marat, 1793.
Arte como Expressão do Sentimento - o artista mostra o seu universo interior, carregado de emoções pessoais e subjetivas. Esse conceito artístico foi amplamente discutido durante o Romantismo do século XIX.

Edvard Munch - O grito; 1893
Arte como Forma Significante - o artista começa a usar as obras de arte para discutir o mundo a sua volta, a arte passa a ser uma questão conceitual e não necessariamente um objeto manifestado fisicamente. Esse conceito começou a ser discutido durante os movimentos de Vanguarda, principalmente no Dadaísmo, atualmente é muito usado na arte contemporânea.

Marcel Duchamp - A fonte - 1917
Sabe a onde a Arte pode estar presente?
Podemos encontrar a Arte no nosso cotidiano, a arte está conectada com o jeito que vivemos hoje, se observarmos em nossa volta existe uma infinidade de imagens artisticamente criadas pelo homem, entre desenhos, pinturas, gravuras, fotografias, filmes e outras. A arte está em toda a parte, ela não fica mais guardadas em museus, galerias, palácios; ela se encontra nos computadores, celulares, nos muros da cidade, na internet, nos videogames, nas roupas, nas joias, nos copos, na capa dos caderno, finalizando, a Arte está presente em nossas vidas.
A Importância de se Conhecer a História da Arte
Estudar a História da Arte nos permite conhecer o que já aconteceu com a nossa sociedade e entender os conflitos pelos quais passamos, também permite entender os aspectos culturais de cada época e nos possibilita aprender sobre o pensamento que regia o homem em um determinado momento.
A arte reflete sempre os traços culturais de um povo em uma determinada época. Entender a arte de uma civilização é compreender como ela pensava, quais eram os seus valores, enfim, aprender como era sua vida. O artista em todas as épocas foi o responsável por captar as ideias que estão na sociedade e materializá-las em forma de arte.
A História da Arte complementa os estudos de História e vai muito além. A Arte nunca esteve separada das outras áreas do conhecimento, na Pré-História e na Antiguidade ela era a base da linguística, enquanto no começo da Idade Moderna, os artistas eram cientistas, catalogando e decifrando a natureza e o nosso corpo. Muitas vezes a Arte se faz presente na Literatura, na Biologia, na Filosofia, na Sociologia e até mesmo na Matemática e na Física.
A Arte ajuda no desenvolvimento expressivo do ser humano e proporciona referencial crítico para que a pessoa possa questionar o mundo a sua volta. Aprender e fazer arte possibilita o aprimoramento de uma série de habilidades manuais e criativas, aprimora a capacidade de desenvolvimento de ideias, conceitos, estratégias de comunicação e projetos para diferentes segmentos. Existem muitos casos de grandes empresas que indicam que seus líderes produzam atividades artísticas para estimular a criatividade e de médicos cirurgiões que atribuem seu sucesso nas cirurgias graças ao controle e habilidades manuais conseguidos através da prática do desenho ou da pintura.
Atualmente muitas profissões se relacionam com Arte e os cursos universitários são inúmeros. Nas universidades encontramos cursos voltados totalmente para o ensino de Arte, como Artes Visuais, Artes Plásticas, Teatro, Música, Cinema e outros.
Essa valorização pelo ensino da Arte, se deve a demanda de questões das Artes Visuais presentes em várias área de atividades. A visualidade está presente nos celulares, na capa do caderno, no computador, no design de objetos e muito mais. Além disso, incentivos dos governos Federal, Estadual e Municipal na área da cultura, faz com que os profissionais dessa área encontre trabalho em institutos e centros culturais, atuando como monitores, organizadores de eventos, educadores e coordenadores. Outra possibilidade de emprego para os formado no ensino da Arte, são em organizações sem fins lucrativos, como ONGs, pode atuar em curadoria de exposição ou em trabalhos sociais. Tendo licenciatura pode atuar como professor em escolas de Ensino Infantil, Fundamental e Médio. Há muitos estabelecimentos de ensino que oferecem cursos livros de arte.
Além dos cursos ligados diretamente, Há aqueles em que a Arte está presente, que é o caso da Arquitetura, do Design, da Moda, da Tecnologia de Jogos Digitais (videogames), Publicidade e Pedagogia, dentre outros.
Quando falamos sobre o porquê da Arte, existe um outros fator não tão menos importante que é O Prazer da Produção Artística. Estudos apontam que fazer e se envolver com Arte deixa as pessoas mais felizes.
A Arte na Pré-História
A Arte na Pré-História também é conhecida como Arte Rupestre.
A Arte inicial tinha um caráter utilitário e ritualístico, conectada ao cotidiano dos homens e a sua religião.

Caverna da Altamira Espanha
Acreditasse que os primeiros desenhos feitos pelo homem tinham o intuito de atrair magicamente aquilo que estava desenhado. Essa teoria surgiu a partir do estudo de tribos desconectadas do mundo dito civilizado, onde pessoas isoladas das cidades mantém essas práticas até os dias atuais com esse objetivo. Desenhos de bois no caso teriam a pretensão de atrair bois para a caçada, assim como esculturas de mulheres grávidas poderiam ser símbolos de fertilidade.

O homem pré-histórico elaborava pinturas usando tintas feitas a base de frutas, cascas de árvore, carvão, sangue, saliva e urina. Suas esculturas eram inicialmente feitas de pedra talhada e barro, mas com a descoberta do fogo também foi possível à produção de peças de cerâmica e posteriormente de metais fundidos.
A arquitetura também foi uma Arte que passou a se desenvolver na Pré-História em duas linhas distintas:
Palafita – Construções de madeira elevadas em estacas, destinadas a moradia.

Exemplos de arquitetura desenvolvida no período Neolítico
Megalítica – Construções de pedra com caráter cerimonial e ritualístico.

O Brasil tem uma das grandes reservas de Arte Rupestre do mundo, são mais de 10 mil sítios arqueológicos tombados como patrimônio histórico da união, como o Parque Nacional da Serra da Capivara, Piauí; Lapa da Cerca Grande, Minas Gerais; Remanescentes do Quilombo do Ambrósio, Minas Gerais; e Ilha do Campeche, Santa Catarina.




Maravilha de trabalho, parabéns!