A contribuição da Arte na Evolução da Medicina
- Samir

- 26 de fev. de 2021
- 2 min de leitura
A Arte contribuiu grandiosamente na evolução da medicina, mas antes de tocar nesse assunto vamos falar sobre a história da anatomia e voltar alguns anos atrás aproximadamente 3200 a.C. no Antigo Egito. Nesse período a medicina estava misturada com a magia, não havia uma linha clara que demarcasse os limites entre a ciência e a religião. Com frequência, acreditavam que as doenças eram enviadas pelos deuses como uma espécie de castigo.

No Egito Antigo, a medicina e a magia se misturavam em um conjunto de práticas.
Os egípcios antigos aprenderam muito sobre a anatomia humana graças à tradição da mumificação. Ao preparar os mortos para sua viagem rumo ao além, podiam analisar as partes do corpo e associá-las com as doenças que a pessoa havia contraído em vida. Isso permitiu que entendessem o suficiente do assunto para fazerem cirurgias, sinais disso são múmias encontradas com perfurações no crânio e até tumores removidos.

Na Grécia Antiga onde a anatomia ganhou maior aceitação como ciência. Vários filósofos tiveram impacto no pensamento científico futuro como Homero, Hipócrates, Aristóteles, Platão e outros.

No ano 476 no período da Idade Média, a Igreja Cristã proibiu o estudo da anatomia humana alegando que a fé era o centro de todas as repostas. Por esse motivo a medicina foi impedida de ter maiores avanços.

Criação de Adão - Michelangelo
No século XV no Período Renascentista, no qual ficou conhecido como período do renascimento da ciência, as grandes Universidades europeias, reativou a busca pelo conhecimento e engrenou os estudos da anatomia humana.
É nesse cenário surgiram dois grandes nomes: Leonardo da Vinci e Andreas Vesalius. Cada qual com grandes estudos da forma humana.

Leonardo da Vinci
Da Leonardo da Vinci, cientista, matemático, engenheiro, inventor, pintor, escultor, arquiteto, botânico, poeta e músico. É conhecido como o percursor da aviação e da balística. Produziu desenhos anatômicos de qualidade, baseado em dissecação de cadáveres humanos.

Andreas Vesalius
Andreas Vesalius, médico belga, que por falta das aulas de anatomia na Universidade de Paris, frequentava cemitérios em busca de ossadas de criminosos executados e vítimas. Graduou-se doutor em Medicina pela Universidade de Pádua no Norte da Itália, e em 1538 publicou seu primeiro trabalho, um conjunto de seis desenhos de anatomia feitos por ele próprio.
Através dos desenhos, estudiosos dessas ciências que estudam o corpo humano puderam aprender e aperfeiçoar os seus conhecimentos e assim contribuírem com a evolução. Leonardo e Andreas são os dois grandes nomes citados aqui, mas existem outros artistas desconhecidos que também contribuíram com a seu trabalho. A seguir uma sequência dos desenhos anatomia humana de Leonardo da Vinci e Andreas Vesalius.
Leonardo da Vinci



Andreas Vesalius







Comentários