Pop Art - Movimento Artístico que Ironizava o Consumismo
- Samir

- 4 de mai. de 2021
- 2 min de leitura
Atualizado: 5 de mai. de 2021

Pop Art ou em português Arte Popular, movimento artístico que surgiu em meados dos anos 1950. Os Estados Unidos e a Inglaterra foram os países pioneiros na Pop Art, movimento que foi batizado em 1954 pelo crítico inglês Lawrence Alloway, referindo-se a todo o tipo de produção massificada que era criada e consumida no Ocidente.
Inspirando-se em imagens e personalidade da cultura de massas, os artistas da Pop Art buscavam ironizar a vida cotidiana materialista e consumista das pessoas.
Algumas das obras icônicas do movimento Pop Art são: As Garrafas de Coca-Cola e As famosas Sopas Campbell, criadas por Andy Warhol, um dos nomes mais importantes da Pop Art.
Características da Pop Art
Aproximação da arte com a vida cotidiana;
Utilização de cores intensas e vibrantes;
Reproduções de peças publicitárias;
Inspiração na cultura de massa;
Uso da serigrafia;
Imitação da estética industrial;
Reproduções em série do mesmo tema;
Uso da imagem de celebridades;
Inspiração no universo das histórias em quadrinhos.
Os artistas dessa corrente trabalhavam com cores vivas, inusitadas e usadas na publicidade. Eles escolhiam as imagens e os símbolos populares como material de criação.
O artistas da Pop Art, utilizavam na arte a linguagem do design comercial, com o intuito de diminuir as diferenças que separavam arte erudita da arte popular.
Entre os principais artistas da Pop Art, destacam-se:

Obras de Andy Warhol - tornou-se o representante mais conhecido da Pop Art no Mundo. Ficou famoso por retratar ídolos da música popular e do cinema, evidenciando o quanto estas figuras são impessoais e vazias. São exemplos Marilyn Monroe, Michael Jackson e Elvis Presley.

Andy Warhol

Peter Blake artista plástico britânico, em 1967, tornou-se muito conhecido por ter sido coautor da capa do álbum Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band, dos Beatles.

Peter Blake

Wayne Thiebaud pintor dos Estados Unidos, seu estilo era realista e o tema do cotidiano estão associados à Pop Art, ele celebrava o banal com uma mistura ambígua de familiaridade e desinteresse emocional.

Wayne Thiebaud

Roy Lichtenstein foi pintor estadunidense, suas obras procurou valorizar os clichês das histórias em quadrinhos como forma de arte, colocando-se dentro de um movimento que tentou criticar a cultura de massa.

Roy Lichtenstein

Jasper Johns é um pintor norte-americano, importantes entre os pioneiros da Pop Art nos Estados Unidos, começou a pintar objetos tão vulgares como por exemplo as bandeiras, mapas, algarismos.

Jasper Johns
Conheça os 50 Fatos Curiosos Sobre o Artista Andy Warhol




Comentários